QUADRINHOS DE INCENTIVO AO BOM COMPORTAMENTO

0 comentários

“Incentive os seus filhos a desenvolverem as boas maneiras, a prestar atenção e ouvir os outros. Encoraje os bons comportamentos!"

 Esta é a máxima que rege nossa intenção ao termos desenvolvido os Quadros de Incentivo ao Bom Comportamento, diz Ana Carolina, sócia da STIXX ao ser questionada sobre o porque da STIXX ter adentrado ao universo da educação infantil. 
- Já estávamos em contato com crianças e suas famílias, pois produzimos muitos Adesivos e Papéis de Parede para este público. Mas foi com os Quadrinhos que realmente entendemos este universo e a cada dia queremos ajudar mais e mais famílias! 

Os QUADROS DE COMPORTAMENTO DA STIXX, ajudam as famílias a tornar mais leve essa fase do natural descobrimento da rotina e das pequenas responsabilidades pela criança. Com esta orientação elas percebem o valor dos bons comportamentos e como podem fazer bem à elas mesmas e ao seu entorno.

De que forma os Quadrinhos podem ajudar as crianças?

As crianças aprendem habilidades sociais e emocionais da mesma forma que aprendem a ler e escrever, por meio de reforço positivo.
Mas a maioria dos adultos precisa de ferramentas e orientação para ensinar essas habilidades. E é aí que a STIXX entra!

Mas o que é o Reforço positivo?

O significado de Reforço positivo é basicamente: o aumento da frequência de um comportamento, pelo acréscimo de alguma coisa como consequência deste comportamento. Por exemplo: antes do comportamento acontecer "essa coisa" não estava presente, mas depois da ocorrência do comportamento essa coisa é apresentada ou adicionada à situação. - via psicoedu.com.br 

Como pais, precisamos entender que se houve mau comportamento por parte da criança, este é um sinal de uma necessidade não atendida e que a criança encontrou esta forma de se expressar. E é então, com a ajuda dos Quadrinhos que somos capazes de mostrar a elas que entendemos esta necessidade.

Uma forma de liderar com conexão, estabelecendo limites claros e redirecionando de maneira livre de vergonha, culpa e dor, diz Ana Leticia, sócia da STIXX. Não há porque punir, se temos a alternativa do Reforço positivo, que traz muitos mais resultados a longo prazo. 

E então, como utilizar na prática a Metodologia do reforço positivo através dos Quadrinhos de Comportamento da STIXX?

No início da semana, pais e/ou educadores juntamente com a criança, escolhem algumas das atividades próprias para cada faixa etária a serem conquistadas e colocam os ímãs nos campos definidos no Quadro.

Então, diariamente e de forma divertida, quando elas agem de acordo com o que se propuseram a fazer, são oferecidas para a criança as Tags imantadas de estrelinhas.  Ao final da semana caso um número pré - definido de estrelinhas (pelos pais ou educadores) seja alcançado, poderá se oferecer à criança uma recompensa maior como por exemplo: alguma atividade divertida como um passeio em família, por exemplo. Sugerimos sempre as premiações que não sejam materiais e sim lúdicas, como momentos de prazer e diversão em família.

As tags imantadas de monstrinhos também acompanham o kit, para representar que a criança não agiu de acordo com uma determinada atividade. Podem ou não ser utilizadas como sinalização visual, para a criança compreender o que não foi legal. Fica a critério de cada família utilizar ou não.

Tudo se resume a conexão e respeito entre pais/educadores e as crianças!

O mais importante, conforme orientação dos psicólogos que desenvolveram os Quadros juntamente com nossa equipe, é  de concentrar-se nas conquistas e em ressaltar os aspectos positivos do comportamento das crianças, dando maior atenção àquilo que foi conquistado e menor importância ao que ela ainda não concluiu ou ainda está em fase de descobrimento e desenvolvimento.
Importante entender que os Quadros são um instrumento para que as crianças aprendam que seus atos tem consequências e que ela como ser humano tem um papel da sociedade.

É auxiliar a criança a modelar diariamente um comportamento saudável e regulado para ele.
Uma maneira mais gentil de educar e não punir os filhos.

Outro fator importante para o resultado satisfatório da metodologia é o exemplo de casa. De nada adiantará ensinar através dos Quadros, se não transmitir a verdadeira mensagem através de atos exemplares. Portanto fica a dica para os pais: Façam o bem e transmitam o bem. Vamos fazer nossa parte por um mundo melhor! Desta forma nossas crianças seguirão nossos exemplos também. 

Conheçam todos nossos Quadros! Quadro Calendário em Português e Inglês, os Quadros de Rotina, Desfralde e Tchau Chupeta. 

Até breve, um abraço!

Equipe STIXX

 

Deixe um comentário

Todos os comentários serão monitorados antes da publicação!
há [time], de [location]
Utilizamos cookies para uma melhor experiência. Conheça nossa Política de Privacidade.
Você foi cadastrada(o) com sucesso!You have successfully subscribed!
Este email já foi registrado!
ico-collapse
0
Últimos Vistos
ic-cross-line-top
Top
ic-expand
ic-cross-line-top